segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Exercício - IPI

Aos Alunos de Direito Tributário,

Segue abaixo o exercício de IPI.

Forte abraço,



EXERCÍCIO - IPI

Questão 01. Construir as regra(s)-matriz(es) de incidência tributária do IPI.

Questão 02. Que fato dá origem à relação jurídica de direito ao crédito do IPI? É o efetivo pagamento do IPI? É a emissão da Nota Fiscal? Ou a correspectiva entrada da mercadoria com escrituração regular? Em suma, qual o significado do termo “cobrado” utilizado no artigo 153, § 3 II, CF?

Questão 03. É possível o aproveitamento de créditos de IPI decorrentes da aquisição de insumos com alíquota zero ou imunes? Se possível este crédito, como quantifica-lo? A técnica de não cumulatividade do IPI permite a adoção do critério que confronta [custo da mercadoria vendida] X [custo de insumo adquirido]? E no caso de isenção? Há diferença? Justificar (anexo I).

Questão 04. A empresa XPTO Ltda. pretende propor ação declaratória para ver reconhecido o seu direito à manutenção do crédito de IPI das estradas de insumos e produtos intermediários tributados por esse mesmo imposto. A necessidade de a tutela jurisdicional ser invocada decorrente do fato de a empresa fabricar produtos tipicamente industriais por definição legal, mas que estão classificados na TIPI como “NT”, hipótese para a qual há previsão de estorno do crédito. Nesse caso, pergunta-se:

a) É possível ao contribuinte pretender  o creditamento do IPI nessa hipótese? Se a resposta for positiva, qual o fundamento que, como advogado da empresa, pode ser defendido na ação? Se for negativa, expor os fundamentos dessa conclusão?

b) Na hipótese de discussão sobre o direito de crédito de IPI, aplica o artigo 166, do CTN? Justificar sua resposta e indicar ao menos um precedente de jurisprudência (judicial ou administrativa) que confirme-a.

c) A atualização monetária do crédito do IPI seria possível? Por que?

d) Qual o prazo de prescrição que se aplica à ação do contribuinte que pretenda o crédito de IPI? Justificar sua resposta.

Questão 5. É constitucional a vedação do direito ao crédito de IPI pago na aquisição de bens destinados ao ativo imobilizado? Fundamentar.

Questão 06. O princípio constitucional da seletividade em razão da essencialidade do produto constitui uma faculdade ou um dever direcionado ao legislador da pessoa política competente? O Poder Judiciário poderá corrigir eventuais distorções? Poderão as alíquotas do IPI variar conforme a etapa da circulação ou a destinação do produto? O prazo para recolhimento do IPI pode ser fixado pelo ministro da Fazenda (anexo II).


Questão 07. Determinada empresa “X”, contribuinte do IPI, poderá pleitear a repetição de indébito tributário decorrente da declaração de inconstitucionalidade de certo dispositivo de lei mesmo sem ter feito a prova de que não repassou o ônus do tributo ao consumidor final da mercadoria nem está por este autorizado a pleitear a restituição? Qual a eficácia da declaração de inconstitucionalidade em nosso ordenamento jurídico?

ANEXO I


ANEXO II


Nenhum comentário:

Postar um comentário