quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Aula 02. O Empresário

Aos alunos do Curso de Pós Graduação em Direito Empresarial UCSAL,

Segue abaixo a ementa e questões para serem solucionadas e entregues na aula (sexta-feira)

Os links para a leitura dos textos obrigatórios estão abaixo também.

Bom estudo e forte abraço,


2. O Empresário (20 hs/a) - Prof. Doutor João Glicério
·         Definição do Empresário;
·         O registro do empresário;
·         Nome empresarial;
·         Regime jurídico do empreendedor individual (MEI);
·         Microempresário e empresário de pequeno porte (LC nº 133/2006);
·         Auxiliares em colaboração com o empresário (Preposto, Gerente e Contabilista),

Questão 01. Conceitue empresário. Quem não é empresário?

Questão 02. Analisando o conceito jurídico de empresário, responda se é necessário a contratação de mão de obra de terceiro para que se configure um empresário?

Questão 03. Analisando o art. 968 do CC, responda qual o efeito do registro do empresário perante a Junta Comercial competente. É o registro que configura a pessoa (física ou jurídica) como empresário?

Questão 04. Conceitue nome empresarial e especifique as suas espécies. Ademais responda:

a) Uma sociedade denominada Porto Seguro Serviços Ltda (1) ingressa com uma ação para que uma sociedade denominada Porto Seguro Seguro de Veículos LTDA (2) realize a modificação da sua denominação social em virtude de homonímia que supostamente estaria trazendo prejuízo a ela.

O objeto social da sociedade 1 é a comercialização de seguro de veículos, tendo a mesma sido registrada no ano de 1994. O objeto da sociedade 2 também é a comercialização de seguro de veículos, tendo a mesma sido registrada em 2001.

Você foi procurado para opinar se no caso concreto há desrespeito aos princípios norteadores do nome empresarial.

Sendo assim, opine fundamentadamente.

b) Um sociedade denominada HOSPITAL DE OLHOS JOSE EVANGELHISTA LTDA - HOJE, registra perante o INPI o seu nome empresarial como sendo sua marca, em 2005.

Em 2014 a sociedade denominada JOSÉ EVANGELHISTA CLÍNICA OFTALMOLÓGICA, que possui em seu quadro societário o Dr. José Evangelhista, famoso médico em sua cidade, recebe notificação extrajudicial emitida pela Sociedade 1 para que realize a modificação do seu nome empresarial alegando que está ferindo o seu direito a propriedade industrial (marca).

Indignado, a Sociedade 2 lhe procura para questionar se realmente deverá modificar o nome empresarial.

Opine.

Questão 05. Defina Microempresário e Empresário de Pequeno Porte.

Analise:

Monte Sinais Serviços de Mão de Obra Ltda - ME., participou em janeiro de 2014 de licitação no Distrito Federal para a prestação de serviço de limpeza e conservação. A Monte Sinais, utilizando-se do beneficio do empate ficto previsto na LC nº 123/2006 foi declarada vencedora do certame.

A sociedade Imperial Terceirização LTDA, 2ª colocada no certame licitatório, ingressou com Recurso Hierárquico informando que a 1ª sociedade celebrou no ano de 2013 contratos com a União que somavam, somente naquele ano, a receita de R$ 22.000.000,00, e por isso não seria mais enquadrada como ME.

A Monte Sinai se defendeu informando que o desenquadramento somente ocorreria após a apresentação de balanço patrimonial, que no caso dela seria em 30.03.2014, e que por isso, não possuía o conhecimento de qual havia sido a receita bruta dela até então.

Observando o caso concreto, na qualidade de julgador, você manteria a adjudicação do objeto da licitação para a Monte Sinai? Fundamente analisando o enquadramento, desenquadramento e reenquadramento das MEs e EPPs.

Questão 06. Há diferença entre a abertura e encerramento perante a Junta Comercial das atividades de um empresário normal e um empresário enquadrado como ME e EPP?

Questão 07. Conceitue o MEI. Aponte a suas vantagens empresariais, fiscais e previdenciárias.

Questão 08. XPTO Móveis Planejados LTDA celebrou contrato para a confecção e entrega de móveis para a casa da Srta. Daniela Salgado. No momento da entrega de móveis a XPTO contratou Ivan Barbosa, marceneiro, para que o mesmo fizesse a instalação dos móveis representando a própria XPTO. No momento de instalação o Sr. Ivan informou para a Srta Daniela que ele também confecciona móveis e que possui um preço mais "em conta", entregando o seu cartão para que a mesma o contratasse futuramente.

Questiona-se: O Sr. Ivan atuou legalmente ao realizar a proposta para a cliente da XPTO? Justifique informando qual a relação que o Sr. Ivan mantém com a XPTO.

Bibliografia

COELHO, Fábio Ulhoa. Curso de direito comercial, vol. I : direito de empresa / Fábio Ulhoa Coelho. - 18 ed. - São Paulo: Saraiva, 2014.

BERTOLDI, Marcelo M. Curso avançado de direito comercial / Marcelo M Bertoldi, Marcia Carla Pereira Ribeiro. - 5 ed. rev e atual. - São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2009.

FAZZIO JR., Waldo. Manual de direito comercial / Waldo Fazzio Júnior. - 13 ed. - São Paulo: Atlas, 2012.

GUSMÃO, Mônica. Lições de direito empresarial / Mônica Gusmão. - 9. ed. - Rio de Janeiro: Editora Lumen Juris, 2009.

GRAU, Eros roberto. A ordem econômica na constituição de 1988 / Eros Roberto Grau. - 14ª ed. rev e atual. - São Paulo: Malheiros Editores, 2010.

MAMEDE, Gladston. Direito empresarial brasileiro : empresa e atuação empresarial, volume 1 / Gladston Mamede. - 4 ed. - São Paulo: Atlas, 2010.

MARTINS, Fran. Curso de direito comercial: empresa comercial, empresários individuais, microempresas, sociedades comerciais, fundo de comércio. Ed. rev. e atual. - Rio de Janeiro, Forense, 2009.

NEGRÃO, Ricardo. Manual do direito de empresa e comercial, vol. I

REQUIÃO, Rubens. Curso de direito comercial, vol. I / Rubens Requião - 31 ed. rev. e atual. por Ruubens Edmundo Requião - São Paulo: Saraiva, 2012.

RIZZARDO, Arnaldo. Direito de empresa. Rio de Janeiro: Forense, 2009.

TOMAZETTE, Marlon. Curso de direito empresarial: teoria geral e direito societário, vol. I / Marlon Tomazette. - 6. ed. - São Paulo : Atlas, 2014.

Anexos:

Texto 01. MARCA E NOME EMPRESARIAL: Conflitos e Abordagem da Jurisprudência do STJ
Autor: Alexandre Demetrius


Texto 02. Empresário Individual
Autor: Gladston Mamede


Texto 03. Micro e Pequeno Empresário
Autor: Gladston Mamede


Texto 04. Empresa e Empresário
Autor: Wille Duarte da Costa


Texto 05. Empresário
Autor: Fábio Ulhoa Coelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário